home biografia livro artigos contato busca BLOG Twitter

A BOA EMPRESA

 O que é considerada nos dias de hoje uma boa empresa?

  Há um tempo atrás uma boa empresa era aquela que não deixava faltar o salário de seus funcionários, que não atrasava pagamentos, que pagava no prazo o 13º Salário e as férias. Hoje uma boa empresa concentra além destas qualidades, um fator importantíssimo: prover a satisfação de outras necessidades de seu pessoal.

  Aliar produtividade e benefícios é o caminho ideal para todos. É através desta aliança que é  possível obter melhores resultados e fazer mais por cada membro da empresa.
   A época atual é a época em que se por um lado existem mais direitos aos trabalhadores, por outro existe maior exigência e outras formas de obter melhores resultados que façam com que só quem realmente valha a pena, permaneça.
   Cada vez mais o crescimento das empresas passa a ser medido pelo grau de comprometimento que seu pessoal tem com o produto e os serviços prestados. É imprescindível que as pessoas se sintam motivadas e orgulhosas de trabalharem em uma instituição, seja ela qual for, para que seus rendimentos sejam mais altos e mais produtivos.
   Tornar a vida de todos melhor é algo difícil, algo que requer esforço, perseverança, criatividade e visão de longo prazo. A pirâmide de Maslow  na teoria da Administração nos explica os graus de necessidades que todos temos:  Necessidades Fisiológicas ( fome –sede -sono-abrigo- sexo) , Necessidades de segurança ( emprego estável, plano de saúde), Necessidades Sociais ( afeição, afeto, pertencer a um grupo), Necessidades de Estima ( Reconhecimento das capacidades pessoais e de capacitação profissional) e Necessidades de auto- realização aonde a pessoa busca se tornar aquilo que ela pode ser.
    Quando começamos a trabalhar, de imediato procuramos sanar as necessidades fisiológicas com o provento de nosso trabalho. Conforme vamos adquirindo segurança e obtendo aceitação, criando grupos de amizades e convívio saudável; a satisfação destas outras necessidades vai  se fazendo necessária. O papel das empresas é objetivar a realização desta satisfação pelas pessoas que fazem parte de seu contingente.
     Aprimorar treinamentos, criar ambientes apropriados que estimulem a  melhor convivência das pessoas; atuar em conjunto com instituições governamentais para a formação de profissionais, providenciar de alguma forma a  melhoria da  qualidade de vida a seus colaboradores,  estar atuante e presente na vida de todos de forma responsável, ética e continuada. Existem muitas coisas que podem ser feitas e podem garantir que a relação empresa x colaborador seja melhor para todos. O importante é saber que esta relação deve ser alimentada dos dois lados- por um lado o bom profissional atuando, dando o melhor de si e produzindo com qualidade e eficiência- por outro a empresa atuando para melhorar a vida das pessoas e famílias que dela dependem.





listar todos artigos

versão para impressão

indique este artigo





  SIMONE CASTILLO - Textos motivacionais sobre comportamento e situações no trabalho. by Sentido Virtual