home biografia livro artigos contato busca BLOG Twitter

UM TIME CHAMADO EMPRESA

 Podemos comparar o desempenho de uma empresa com um time de futebol. Vencer uma partida depende de todos os membros da equipe assim como ter um bom resultado para a empresa no final do mês.
 Apesar dos atacantes finalizarem o gol e garantirem a vitória, da mesma forma os profissionais que atuam diretamente na produção dos produtos e serviços , também os demais componentes do time tem uma grande importância para a vitória.
 Por isso, é preciso atuar com disciplina,concentração, responsabilidade, eficiência; ter criatividade e fazer sempre o melhor.
 Tem quem pense que um bom vendedor  é o que mais importa, mas e o que está por trás?
 Tem quem ache que um bom produto é o que mais interessa, mas  de que adianta se não consegue ser vendido no mercado?
  Essa união entre ter um bom produto e uma boa equipe de vendas é fundamental mas ainda tem mais...  e a defesa do time?  Aí entra o Depto. Jurídico. A organização e o bem estar dos jogadores quem cuida é o Depto de Recursos Humanos. A satisfação econômica é o Depto Financeiro e por aí vai... até o Depto de Limpeza e Manutenção entra nessa jogada.
   Por isso efetuar uma boa gestão, ter um time comprometido em todos os sentidos e uns com os outros é fundamental para garantir a vitória. Não adianta ter um bom produto e ser uma empresa desorganizada, suja, sem os devidos controles internos porque isso afeta o resultado.. não sai gol, pelo contrário, sai um pênalti para a concorrência.
   Valorizar os membros da equipe também é de suma importância: todos tem o seu valor indiscutível dentro da empresa; mesmo aqueles que não estejam diretamente ligados ao produto. A boa administração tem que encontrar a maneira de satisfazer a todos os jogadores. Impossível agradar a todos isso é certo, mas um nível ruim de satisfação não pode existir.
    O jogo acaba no esporte mas na vida real do mercado de trabalho, ele continua sem fim apenas com uma pequena trégua para comemorar ou se lamentar pelos resultados no final do mês e aí começa tudo outra vez: 0x0 no placar, união, competência, disciplina, concentração...  e dá-lhe motivação para garantir mais uma vitória !
     Se encararmos nossos desafios profissionais como um jogo de futebol, perceberemos que as falhas acontecem e podem ser superadas, com dedicação e treinamento e que as vitórias surgem após sacrifícios necessários. É um time chamado empresa que vai garantir nossas conquistas pessoais.




listar todos artigos

versão para impressão

indique este artigo





  SIMONE CASTILLO - Textos motivacionais sobre comportamento e situações no trabalho. by Sentido Virtual