home biografia livro artigos contato busca BLOG Twitter

VOCÊ ESTÁ NO CAMINHO DA DEMISSÃO?

Um dos processos mais difíceis em toda e qualquer empresa é a demissão de pessoal. Desagradável ao extremo, é preciso tato, disciplina e compreensão nesta hora embora saibamos que na maioria dos casos não é assim que acontece na prática.
 Seja como for, é importante saber que nenhuma empresa demite por prazer ou por estupidez. Que empresa dispensa um funcionário que cumpre bem suas tarefas? Que é dedicado, aplicado em seu trabalho, que cumpre seus prazos, que preza pela qualidade?
  Com raras exceções é o funcionário que acaba direcionando as coisas para sua demissão.
 Claro que existem bons profissionais que são demitidos por ciúme de chefes, por erros de avaliação, por interpretações erradas... mas são casos excepcionais.  Da mesma forma existem empresas que fecham todos os dias por má administração.
   Mas de maneira geral, o mau comportamento , a falta de trabalho em equipe, a desorganização,a falta de ética... fazem com que o próprio funcionário acabe por provocar sua demissão. Tanto é assim, que bons profissionais ficam pouco tempo desempregados, logo são absorvidos no mercado e permanecem em seus empregos.
   Ser demitido é simples. Basta não cumprir metas, prazos; falar mal da empresa em que trabalha, não gostar de trabalhar em equipe, ser mal humorado com todos, não fazer bem seu trabalho, cruzar os braços....
   Manter-se no emprego é o desafio. Conquistar clientes, chefes, colegas. Conseguir vitórias e bons resultados para a empresa, planejar e subir na carreira, isso é o que bons profissionais conseguem na vida.
    Quando ocorre uma demissão, a primeira coisa é tentar achar culpados, extravasar  toda
a raiva sentida e neste momento só se enxergam coisas ruins. Depois, com calma e consciência , pode-se avaliar que a culpa, na maioria dos casos, está em nós mesmos.
    Por isso, é importante que  nos avaliemos constantemente e percebamos se o que fazemos não está nos empurrando para uma demissão. Para crescer profissionalmente é preciso ser mais do que bom, é preciso superar expectativas e é esse o caminho para quem quer ser vencedor.




listar todos artigos

versão para impressão

indique este artigo





  SIMONE CASTILLO - Textos motivacionais sobre comportamento e situações no trabalho. by Sentido Virtual