home biografia livro artigos contato busca BLOG Twitter

AUMENTE SUA PRODUTIVIDADE

       Existem muitas pessoas que no dia-a-dia do trabalho acabam se atrapalhando com as rotinas do escritório e deixam de cumprir metas e prazos para a execução de suas atribuições. É comum que isto aconteça porque a organização pessoal é uma característica pouco comum nos profissionais, principalmente nos do sexo masculino.
       O acúmulo de atribuições ao longo do dia; a incapacidade de dizer "não" a certas solicitações de colegas; a falta de planejamento do trabalho; a perda de tempo com outras atividades como: internet, reuniões desnecessárias, conversas telefônicas...;
 são alguns dos motivos para a improdutividade.
        Você deve estar pensando: sim, tudo isto acontece no meu dia, mas não tenho como evitar. Concordo que situações como as acima descritas sejam corriqueiras no trabalho mas podemos controlar e atuar para que tudo isso não prejudique nosso desempenho profissional. Passe a atuar da seguinte forma para aumentar sua produtividade: 

      1- Faça uma lista dos serviços a serem executados no dia e deixe encima da mesa. Quando for realizando, vá ticando cada ítem.
      2- Evite ligações particulares no trabalho. Só aquilo que for realmente urgente e importante.
      3- Dê retorno a seus recados telefônicos. Reserve um tempo para responder as chamadas que não pôde atender e vá resolvendo as pendências.
      4- Não abra a internet a toda hora. Reserve um tempo para ler e responder e-mails; pode ser a cada hora, hora e meia.
      5- Priorize suas atividades no dia e tenha como meta imutável o cumprimento destas atividades/tarefas.
      6- Se você estiver cheio de trabalho, seja sincero com os colegas e não aceite mais tarefas que você sabe de antemão que não pode cumprir. Peça desculpas e predisponha-se a ajudar quando conseguir cumprir suas tarefas pessoais.
      7- Se sua presença não é fundamental, evite frequentar certas reuniões. A reunião é boa e proveitosa quando executada com as pessoas certas e envolvidas diretamente nos assuntos; caso contrário não agrega nada e ainda atrasa o serviço.

      Se estas dicas forem aplicadas com bom senso, você terá um ganho em tempo e qualidade de trabalho. Certamente sua produtividade aumentará pois poderá dedicar-se ao que realmente interessa para cumprir seus objetivos.

        




listar todos artigos

versão para impressão

indique este artigo





  SIMONE CASTILLO - Textos motivacionais sobre comportamento e situações no trabalho. by Sentido Virtual