home biografia livro artigos contato busca BLOG Twitter

O PARADOXO DO CLIENTE

      Muito se fala na qualidade de atendimento, em ter o cliente como foco principal, em valorização das opiniões do cliente e assim por diante mas o que vemos hoje  vai de encontro a estas filosofias.
      Quanto maior o número de consumidores de um certo produto, menor é a qualidade e menor ainda a opinião dos clientes sobre este produto. Quer um exemplo? Supermercado. Foi-se o tempo em que você era atendido se quisesse frios cortados na hora ou um pedaço menor de queijo além do que já está embalado. Estamos nos referindo às grandes redes que já estão dominando o mercado.
       O consumidor se habitua, se adapta ao que é oferecido. Isto tende a significar menor preço mas também menor qualidade. É um paradoxo. Por um lado o cliente é tudo, a razão de ser e por outro o cliente é nada, tem que aceitar o que lhe é imposto.
       Não nos enganemos. Outro exemplo: Os celulares- tanta propaganda e quando ocorre um problema nem sempre o cliente é atendido a contento e por aí vai com a Tv a cabo, com o telefone fixo, com todos os produtos ou serviços que atendam em massa.
       Na verdade a fórmula é bem simples: quando o cliente é bem atendido ele volta e quando existem mais clientes do que serviços disponíveis ele já perde o status de preferencial. Dependendo do ramo em que se atue o atendimento é de um forma ou de outra mas sempre os clientes bem atendidos voltarão e quem os atendem bem terão sucesso.
       Apesar de tudo isso e com tudo isso que o cliente vive nos dias de hoje, a hora de atender bem é agora e é atendendo bem que se consegue o sucesso porque existem muitos clientes à deriva entre o pedestal e o chão duro e é aí que entra você para se destacar, para fazer a diferença. Agarre esta oportunidade e aroveite para mostrar seu valor. 




listar todos artigos

versão para impressão

indique este artigo





  SIMONE CASTILLO - Textos motivacionais sobre comportamento e situações no trabalho. by Sentido Virtual