home biografia livro artigos contato busca BLOG Twitter

MOTIVANDO AS EQUIPES

      Eu penso que uma das tarefas mais difíceis dos líderes, gestores e administradores é conseguir motivar sua equipe de trabalho. Transformar pensamentos rebeldes, antigos, unilaterais em atitudes vencedoras é coisa muito complicada e muitas vezes pouco valorizada pelas organizações.
     O líder motivador deve ser uma alma inquieta.
     Alguém que nunca esteja satisfeito, que sempre queira mais e melhor. Alguém que não se abale diante as resistências.
     Para motivar é preciso conhecimento. Conhecer as pessoas, suas necessidades, seus anseios, o que as desafia, o que as agrada. Simplesmente isso não torna ninguém um motivador, a questão está em que maneira e de que forma o que se oferece atende às expectativas do(s) motivado(s).
     Superar as expectativas dos motivados de forma contínua. Veja se não é tarefa das mais difíceis que existe?
     Você deve estar pensando que nunca vai conseguir, porém as grandes caminhadas se fazem de um passo de cada vez. Comece conhecendo sua equipe, faça perguntas, preste atenção no dia-a-dia e com certeza você terá informações valiosas sobre caráter, gênio, particularidades, comprometimento, humor.
     Depois, monte um perfil de cada membro, com suas qualidades, pontos fracos, pontos  fortes e o que o faz dar o melhor de si. A partir daqui você vai começar a trabalhar com os incentivos e objetivos a serem alcançados.
     Sempre será um desafio encontrar o equilíbrio entre : eficiência X remuneração e resultados X motivação mas é justamente neste meio que nós líderes devemos utilizar de nossos truques e armas para manter a equipe motivada e produtiva. 



listar todos artigos

versão para impressão

indique este artigo





  SIMONE CASTILLO - Textos motivacionais sobre comportamento e situações no trabalho. by Sentido Virtual