home biografia livro artigos contato busca BLOG Twitter

IDEOLOGIAS

     Quando somos adolescentes, temos a crença de que podemos mudar as coisas, de que podemos fazer a diferença e de que a solução de tantas injustiças e sacanagens  que existem no mundo está em nossas mãos. Aí começamos nossa vida profissional e nos damos conta de que muitas vezes é preciso engolir as injustiças, fingir que não vemos as sacanagens e que sozinhos é praticamente impossível  fazer a diferença.  Então passamos a pensar que tanto faz como fez, que a vida é desse jeito mesmo e fechamos os olhos para o que não queremos ver, ignoramos o que está errado e assim não nos sentimos responsáveis.
       Infelizmente muitas pessoas, mais do que imaginamos,  vivem desta forma. Conformar-se com a vida, não lutar pelo que se acredita, ignorar o que nos faz mal são atitudes de pessoas que nunca passarão da mediocridade. 
      Quem quer ser diferente, se destacar, vencer,  tem que ousar, tem que lutar pelo que acredita embora para muitas outras pessoas isso seja ridículo. Não se pode  vencer aceitando  qualquer coisa que nos seja imposta, é preciso avaliar, pensar, opinar, discutir.

       Não perca suas ideologias. Viva o máximo que puder de acordo com elas porque com certeza chegará o momento em que você vai colocá-las à prova. 
       Eu acredito nisso. Eu aprendi assim. Meus pais me ensinaram estes valores. Não posso fazer isto ou aquilo porque fere meus princípios mais éticos.”  Frases que são cada vez menos ouvidas, menos praticadas, mais  ridicularizadas neste mundo que está à deriva, sem os valores que realmente importam, que podem fazer a diferença. Será que é possível  ter sucesso nos dias atuais apegando-se em ideologias ?
       Se perdermos aquilo em que acreditamos, o que podemos deixar para nossos filhos ou para  nossas futuras gerações ?
       Não, não podemos viver sem ideologias, não podemos ter sucesso sem acreditar em valores fortes, concretos. Não podemos lutar por nossos objetivos sem acreditar que eles serão alcançados, não podemos almejar uma vida de realizações soterrando nossas verdadeiras crenças.

      Portanto,  tenha suas ideologias muito bem definidas e paute sua vida sobre elas. Não tenha medo do que os outros vão pensar se você  está realmente convicto no que acredita ser o certo, não tenha medo de fracassar embasado nelas , aprenda  que neste mundo  nada é absolutamente ruim ou absolutamente bom e que você sempre, seja o que for  terá que defender suas escolhas e pagar  por elas.




listar todos artigos

versão para impressão

indique este artigo





  SIMONE CASTILLO - Textos motivacionais sobre comportamento e situações no trabalho. by Sentido Virtual