home biografia livro artigos contato busca BLOG Twitter

DEMÊNCIA COLETIVA- SAIA DESSA!

    A demência coletiva se propaga a uma velocidade alarmante. Afeta jovens profissionais e recém formados, além de estudantes, estagiários e pessoas em início de carreira. Seus sintomas :  Má vontade em realizar tarefas, falta de pontualidade para chegar no trabalho, incontinência em ligações telefônicas particulares no horário de trabalho, incapacidade de cumprir prazos de entrega de tarefas, sentimento de revolta contra a organização que trabalha.
    Existem muitos outros sintomas mas todos invariavelmente levam à incompetência crônica e por fim à morte profissional.
    Tudo isso pode ser evitado mas é um tratamento complicado, mais ou menos como em casos de depressão em que o paciente precisa ter consciência de seu problema e querer curar-se. O problema é que pessoas com demência coletiva, apóiam-se em outros colegas  com o mesmo problema e não escutam pessoas mais experientes que podem ajudar.
     Tenho visto muitos jovens nessas condições. A culpa nem é deles  pois isso se adquire  nas faculdades e subempregos que existem e que promovem os vícios de comportamento e agravam os sintomas.
      Para mudar esta epidemia vamos valorizar  a educação, a disciplina, a persistência, o respeito à regras e a  busca da melhoria contínua em tudo o que fazemos. O que tem faltado nos profissionais de hoje são justamente estas características que acabei de citar e que nunca deixarão de ser  o básico para quem quer triunfar mas que atualmente tem caído em desuso, em gozação no meio acadêmico e tem produzido profissionais desprovidos do mínimo necessário  para serem inseridos no mercado de trabalho.
      Estamos rebaixando nosso patamar de aceitação do que é ser um bom profissional, baseados no que tem saído das faculdades, mas estamos cometendo um erro seriíssimo, aceitando padrões que nos envergonham quando comparados a outros países. Não podemos aceitar formandos que mal sabem interpretar um texto, que mal sabem escrever uma carta com coerência, que mal sabem se expressar corretamente e se fazer entender diante de um cliente, de um paciente ou de um outro profissional. Temos que cobrar mais educação, mais informação, mais conteúdo dos responsáveis pela formação de nossos jovens profissionais. As empresas estão sofrendo por terem que aceitar esse padrão e isso se reflete em menor produtividade, mais retrabalho em todos os setores, maior índice de turn-over ( demissões) e assim por diante.
      Por outro lado, para aqueles que se derem conta desta situação e conseguirem sair fora da demência coletiva, abre-se um caminho mais fácil rumo ao sucesso pois ainda são poucos os que conseguem se superar. Assim foi, é e sempre será , em todas as ocasiões os obstáculos surgiram e foram ultrapassados, o de hoje infelizmente é coletivo e está se tornando crônico e cada vez mais forte, porém repito, quem achar o caminho terá bastante êxito ao perceber o que tem que ser mudado e agir.



listar todos artigos

versão para impressão

indique este artigo





  SIMONE CASTILLO - Textos motivacionais sobre comportamento e situações no trabalho. by Sentido Virtual