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ATENDIMENTO NOTA 10

 

     Por estas festas de final de ano, tive a oportunidade de observar vários tipos de atendimentos em lojas e comércios. Consegui me surpreender com a baixa qualidade de alguns atendimentos que nitidamente menosprezavam o cliente e não demonstravam a mínima preocupação em agradar e encantar.
     Para mim que trabalho com isso, confesso que tem sido torturante e desolador constatar que as pessoas estão cada vez menos educadas e mais egoístas. Cheguei a pensar que estou pregando no deserto, tamanha minha indignação ao ser atendida,  por exemplo em uma loja de celulares.
     Observei que ao contrário do que se fala,  certas empresas tratam o cliente como  um “tonto” que vai levar de qualquer jeito, principalmente na época de Natal. Por outro lado existe também o lado do comodismo, aonde as pessoas não brigam por seus direitos, deixam que tudo aconteça e aceitam, perdoam quando na realidade isto acaba agravando a situação de mau atendimento que vivemos. Se ninguém reclama, ninguém vai tomar qualquer atitude para melhorar.
      Os erros no atendimento começam já na entrada, quando cumprimentamos e não obtemos resposta. Isso já cria uma antipatia inicial gratuita entre cliente e fornecedor. Depois vem a falta de informação e o pior a má vontade em obter a informação que o cliente necessita. Aí então entra a questão de preços e negociação que por esta época nem existe e para culminar cheguei a presenciar lojas que nem embrulho para presente faziam !
      Aonde vamos parar ? Que atendimento é esse ? Não consigo deixar de ficar perplexa com o mau atendimento, isso é um pecado e um crime para com as pessoas que vão prestigiar certas lojas. Por mais que expliquemos, só vivenciando e constatando que é urgente que se treinem as pessoas da linha de frente. O que pude perceber este ano, foram pessoas totalmente despreparadas para atender e que nitidamente não tiveram o mais básico dos treinamentos. Isso é preocupante porque significa que as empresas estão desistindo de treinar porque sabem que vão vender de qualquer jeito.
      Apesar disto o período de festa acaba e a situação é ruim para todos. Os temporários com certeza não serão efetivados, afinal não tem nada a oferecer e as empresas acabam de certa forma tendo suas marcas associadas a falta de qualidade no atendimento e à ambição desmedida. Isso pode não ter reflexos imediatos em faturamento mas com o tempo isso acaba prejudicando e destruindo muitos negócios.
      Treinar é fundamental. Não importa o custo que se tenha acaba sendo um investimento no próprio negócio. Além disto, ter  cuidado com as pessoas contratadas  também é primordial, tem gente que nunca poderá prestar um bom atendimento por mais treinada que seja, não tem o jeito, a vocação. Por isso vemos a cada dia, piores atendimentos e quem sofre somos nós consumidores que deveríamos ser os mais bem tratados.
       Pense nisso e não aceite o mau atendimento.

 




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  SIMONE CASTILLO - Textos motivacionais sobre comportamento e situações no trabalho. by Sentido Virtual