home biografia livro artigos contato busca BLOG Twitter

O ÔNUS DO BÔNUS

     Muitas pessoas se sentem infelizes e injustiçadas com o  que a vida lhes dá. Sentem-se vítimas da má sorte, das circunstâncias, dos amigos, dos relacionamentos  e das empresas em que trabalham.
      A vida não nos dá nada. Tudo é uma troca. Trabalhamos em troca de um salário, amamos em troca de amor, o alimento nos troca energia, sofremos conseqüências em troca de ações que tomamos e assim se analisarmos todas as situações porque passamos, é preciso entender  que  sempre existe um ônus para cada bônus que recebemos.
      Enquanto não entendermos que essa é uma verdade absoluta, estaremos direcionando nossas frustrações, nossas inquietudes para as pessoas erradas e estaremos muitas vezes encontrando culpados que são inocentes e buscando as soluções para os problemas nos lugares errados. Nós somos resultado de nossas atitudes e é preciso ter atitudes pautadas em valores corretos, em julgamentos imparciais e na justiça dos fatos.
        Não adianta culparmos nossas empresas pelos nossos problemas de dinheiro, por exemplo. Se quero poupar, tenho que aprender , estudar formas de economizar e aplicar algum recurso que sobre. Para isso devo  deixar de fazer algumas compras ou gastos com coisas desnecessárias – está aí o ônus para conseguir o bônus que desejo mais adiante- no caso, guardar dinheiro.
        Se quero ser promovido, tenho que aprimorar meu trabalho, adquirir mais conhecimentos,
atualizar-me, dedicar parte do meu tempo para isto.Essa é a forma de buscar a melhoria e a promoção.
        É muito fácil revoltar-se contra os demais  mas é preciso auto analisar-se com consciência para descobrir se o que se faz é o que se espera, ou melhor  mais do que se espera; afinal essa é a chave para o sucesso: superar expectativas.
       Para cada bônus existe um ônus e ele não pode ser pago de uma só vez. Ele deve ser pago diariamente, em tudo o que fazemos. Se queremos felicidade temos que fazer alguém feliz todos os dias, se  queremos reconhecimento temos que superar expectativas todos os dias, se queremos saúde temos que alimentar-nos bem  todos os dias. Esse é o preço e isso é fundamental que seja entendido por quem quer  mais da vida.Nada vem de graça, nada.
      Fazemos escolhas diariamente, que podem modificar nosso presente e nosso futuro. É preciso estar conscientes de que toda decisão, por menor ou mais insignificante que seja, trará conseqüências da mesma forma maiores e menores. Ao almejar uma carreira de vitórias, é preciso ter em mente que o ônus estará presente em tudo e todo momento, através de sacrifícios, tempo gasto, privações, desgaste com colegas e chefes.. e por aí vai, mas são coisas que fazem parte da vida de qualquer pessoa. Da mesma forma que pagando os ônus, os bônus também farão parte e no momento certo.
      Se aprendermos bem cedo que assim é a vida e que não se pode fugir disso, mais cedo teremos sucesso em todos os aspectos de nossas vidas.




listar todos artigos

versão para impressão

indique este artigo





  SIMONE CASTILLO - Textos motivacionais sobre comportamento e situações no trabalho. by Sentido Virtual