home biografia livro artigos contato busca BLOG Twitter

SOBRECARGA DE TRABALHO

  Sempre que vai chegando o final de ano, vamos nos sentindo mais cansados, mais sobrecarregados e aquelas tarefas que fomos executando durante o ano, vão se tornando mais pesadas, mais difíceis de cumprir.
   Carregamos os problemas durante todo o ano e aquela possibilidade da parada de época de festas, aonde todos só pensam em Natal,  família, descanso... vai entrando em nossa mente já fatigada que começa a ceder à tentação e à vagareza .
   Se por um lado isso é normal, por outro é perigoso.
   Temos que ter cuidado com os erros por falta de atenção, de concentração que a época nos propicia. Não existe desculpa para certas falhas embora sempre tentemos incriminar a correria de Dezembro, os compromissos de última hora, as festas de confraternização.
   Mais do que os efeitos que sentimos em Dezembro, é importante analisar se realmente não estamos sobrecarregados de trabalho. Nunca foi tão grande a quantidade de pessoas que pedem afastamento ao INSS devido à problemas de esgotamento e doenças psicológicas ocasionadas pelo trabalho.
    Todos nós, principalmente aqueles que trabalham com metas, têm a pressão como companheira constante, mas é preciso saber controlar as situações  e controlar-se nas situações de estresse. Apesar de difícil é necessário para nossa sobrevivência e para nossa qualidade de vida.
     E por falar em qualidade de vida é justamente a busca por uma melhor qualidade de vida em todos os sentidos que deve nos impulsionar e fazer com que tenhamos a compostura necessária para agüentar o trabalho pesado. Quando conseguimos ter esta qualidade em nossa casa, em nossa vida particular e familiar, então podemos encontrar forças para recuperar-se do excesso de trabalho.
     Existe também a maneira com que nos comportamos no trabalho e que de certa forma nos torna mais propensos a ter uma sobrecarga. Se não conseguimos ou podemos delegar atividades, se não conseguimos ou podemos dizer não a algumas atividades extras que nos incumbem, se não somos organizados com papéis e documentos, se perdemos tempo com e-mails e telefonemas, acabamos por acumular tarefas não cumpridas ou pela metade e isso vai gerando estresse, infelicidade, cobranças e obviamente sobrecarga de trabalho.
     É preciso refletir e mudar certos comportamentos no trabalho e buscar satisfação fora dele. Saber dividir o tempo entre as obrigações mais importantes e urgentes e o tempo de descanso e prazer com nossos amigos e familiares, pois é isso que nos mantém sãos mentalmente, psicologicamente e fisicamente também para agüentar a rotina dura e diária de trabalho.




listar todos artigos

versão para impressão

indique este artigo





  SIMONE CASTILLO - Textos motivacionais sobre comportamento e situações no trabalho. by Sentido Virtual