home biografia livro artigos contato busca BLOG Twitter

VISÃO E VALORES

Empresas que querem perpetuar e crescer no mercado devem ter a visão , os valores e a consciência de seus colaboradores sobre isso bem definidos. É preciso disseminar a cultura com que a empresa foi fundada, seus valores básicos ( que fizeram com que se tornasse um sucesso no seu segmento) e manter acesa esta chama que é o que dá a vida à organização como um todo.
 Quando a empresa é pequena, é fácil implantar esta cultura de valores e idéias; as poucas pessoas trabalham diretamente com o fundador, aprendem no dia-a-dia a lidar com o que pode e o que não pode ser feito. Quando a empresa começa a crescer e novos membros vão chegando, novas cabeças pensantes vão se juntando e entrando em conflito, questionando e  muitas vezes não se adaptando à cultura pré existente.
  Então chega um ponto em que a empresa cresceu mais ainda, o contato com os donos em direto já fica mais escasso mas os valores devem estar aprendidos e delineando as ações de todos. Isso é algo necessário que deve ser compartilhado entre os chefes, encarregados, pessoal de RH e colaboradores de qualquer escala. É a alma da empresa que passa de boca em boca, de coração para coração para que ela possa superar adversidades e crises.
   Sem valores não pode haver sobrevivência no mercado. Sem visão não há trajeto nem metas a percorrer e alcançar então aquelas organizações que se lançam sem isso estão fadadas ao fracasso, ao desaparecimento. Por isso é tão importante que passemos adiante de onde viemos, o que somos e para pretendemos ir.



listar todos artigos

versão para impressão

indique este artigo





  SIMONE CASTILLO - Textos motivacionais sobre comportamento e situações no trabalho. by Sentido Virtual