fevereiro
10

Olá amigos,
Quem trabalha em um ambiente comercial como eu deve ter muitas histórias sobre as desculpas que os clientes usam para não pagar. Entre elas :
* Não recebi o material ( quando na realidade recebeu sim),
* Não recebi a duplicata , só o aviso de cartório!,
* Quem foi que fez esta compra ?!
* Ah.! Fulano não trabalha mais aqui… não tenho porque pagar algo que foi ele(a) que comprou!
* O responsável saiu de férias e me deixou com esse pepino.. agora só quando ele(a) voltar !

E por aí vai… invenções que as pessoas fazem para não assumir seus compromissos. Seria cômico se não fosse trágico!

outubro
29

armadura contra os colegas Olá amigos,
O respeito no local de trabalho é fundamental para um bom desempenho de todos. Quando o ambiente é muito descontraído, as pessoas acabam confundindo isso com intimidade e acabam por ultrapassar os limites.
Certa vez presenciei uma situação assim no ambiente de trabalho: Todos se consideravam amigos e utilizavam apelidos entre si, certas vezes até palavras de baixo calão… um ambiente informal de trabalho, pois bem: em uma ocasião apareceu um aparelho celular que foi “jogado” no pátio da empresa. Foi determinado que o aparelho deveria ser guardado até que alguém viesse reclamá-lo e quem guardou o aparelho foi o funcionário que o achou. Até aqui tudo bem.. passaram-se quinze dias e nada de reclamarem o aparelho então numa bela tarde um colega de trabalho começou a provocar o outro que era o guardião do aparelho dizendo bobagens do tipo : que ele ia ficar com o aparelho (e aí começa o perigo do ambiente informal que comentei acima… as pessoas passam do limite nas brincadeiras e acabam ofendendo) ..que o outro era um morto de fome, que ia ficar com celular roubado… e por aí foi…quando o outro se irritou e “plaft, plaft”… meteu dois tapas bem dados na cara do colega.
Aí foi outra novela… o que levou os tapas..começou a chorar, dizendo que apanhou do outro, que o cara era um louco…bem…resumindo foi um auê desgraçado.. os dois foram suspensos pelo mau comportamento e depois disso acabaram as confianças e brincadeirinhas fora de hora..pelo menos com aqueles dois.
Brincadeiras e momentos descontraídos são necessários em qualquer ambiente de trabalho. O mau humor e a irritação constantes acabam por destruir a produtividade porém é preciso ser alegre mas ser respeitoso com todas as pessoas que convivemos. Quando as piadas passam do limite, quando o lado pessoal , físico das pessoas começa a ser alvo de brincadeiras.. isso deve ser contido e esse tipo de comportamento coibido dentro do trabalho.
Existe uma linha muito tênue entre a alegria e as brincadeiras de gosto duvidoso.É preciso muito cuidado ou fica insuportável trabalhar e produzir num ambiente assim.

julho
3

Organização e concentração

Posted In: Histórias do Trabalho by Simone Castillo

bd09264_ A funcionária estava nervosa. Havia acabado de perder os cheques dos pagamentos dos funcionários que estavam sob sua responsabilidade. O que você faria numa situação como esta? Choraria, pediria desculpas? Infelizmente depois que um fato assim ocorre, há pouco o que falar, que fazer. A besteira já foi feita.
Situações como esta acontecem muito no dia a dia do trabalho. Excesso de tarefas a cumprir, distrações, falta de priorizar as atividades, acomodação… tudo isto junto pode acometer até o melhor dos profissionais no cotidiano.
Cuidado com isso. Preste sempre atenção no que está fazendo, por mais corriqueiro que seja, procure concentrar-se quando guarda algum documento, se você se distrai facilmente- execute uma atividade de cada vez. Aprenda a conhecer-se para não dar bola fora como esta. Organização é muito importante, concentração também. Faça destes dois seus aliados rumo ao sucesso.

maio
15

Há alguns anos atrás, eu fazia as entrevistas de contratação da empresa. As da parte administtrativa eram comigo. Agente aprende cada coisa em entrevistas de seleção ! Eu vou ser sincera, pessoal; não acredito nessas entrevistas mas por outro lado elas tem que ser feitas apenas para ver se existe alguma empatia entre quem contrata e quem será contratado. Não dá para saber muita coisa nestas entrevistas, apenas o básico, se a pessoa tem desenvoltura, fala bem e um pouco da experiência que ela tenha tido e consiga passar naquele curto período em que está sendo entrevistada.
Comigo aconteceu uma coisa engraçada.
Uma vez estava fazendo a seleção de pessoal para trabalhar comigo na área comercial. Na ocasião as pessoas chegavam e sentavam em um sofá enfrente a minha sala, porém eu realizava as entrevistas em outra sala , então imaginem a cena : eu ficava um pouco sentada de frente para os candidatos e os observava durante um tempinho.. Depois os chamava e entrevistava sendo que as pessoas que ali estavam, num primeiro momento não sabiam que eu seria a entrevistadora.
Para quem leu minha biografia, sabe que sou espanhola.
Pois bem, chega um candidato… eu na sala, ele sentado de frente para mim… olha para um lado, olha para o outro, me chama : - Psiu, psiu !
- Pois não ?
- É verdade que os chefes são espanhóis ?
- Não, sei.. acho que são. por que? ( eu me fazendo de besta para ver até onde ele ia)
- Xii… dizem que espanhol é muito nervoso… que não é gente boa .
- Ahhh… dizem isso .. nunca ouvir falar.
- Pois é.

Levantei, fui até outra sala e pedi para outra pessoa entrevistar. Quando acabou a entrevista, anulei o currículo deste candidato.

maio
8

Em uma reunião…

Posted In: Histórias do Trabalho by Simone Castillo

Teve uma reunião lá na empresa. Todo o setor comercial foi convidado… o tema claro, pertinente a atendimento a clientes e melhoria nas vendas… chamaram também alguém da produção para acrescentar um algo a mais na reunião, motivar, trocar idéias…. muito bem.. eu só de olho em todo mundo.. queria ver como o pessoal se comporta. Não é que o da produção, que parecia anotar alguma coisa, estava era desenhando uma paisagem ? Puxa vida… isso é uma falta de respeito tremenda com todas as pessoas que estavam ali sentados, levando a sério ….
Não aguentei, olhei pra cara dele e soltei: ” Que legal né, é isso que você tem a agregar na reunião?”
Moral: nunca façam esse tipo de coisa.. anotações devem ser feitas em reuniões porque sempre estamos aprendendo algo com os demais, mas faltar ao respeito é imperdoável.