abril
27

Estava eu caminhando pelo bairro, como sempre faço, quando passei em frente a um restaurante bem conceituado e que está sempre cheio. Um restaurante italiano que além de servir comida, vende massas frescas. Parei e olhei a vitrine : um cartaz grande, grudado nas três vitrines do local ” Precisa-se de cozinheiro com prática “.
Pensei na hora que aquilo não era uma boa idéia. Anunciar que a casa estava sem cozinheiro ou que o cozinheiro estava de saída não é um bom marketing., pelo contrário, é um marketing negativo. Muitas pessoas podem nem perceber, passar batido ou ler e não ligar mas como sou ligada em tudo e observo até demais, analisei a situação como altamente negativa para o local.
É preciso entender que existem coisas que não se expõem para os clientes. Eu sempre digo para as pessoas que trabalham comigo que entre nós, entre quatro paredes, nós podemos discutir até a exaustão, mas temos que chegar a um consenso para o bem dos clientes e o que ficar determinado e decidido pela maioria deve ser respeitado e acatado por todos. O cliente só deve saber o final, o que vai lhe beneficiar e não de discussões ou questões internas.
Por isso digo que achei um erro do restaurante. Existem outras formas de conseguir profissionais sem se expor, sem colar um cartaz na vitrine, afinal estamos falando do cargo principal do estabelecimento em questão. É importante ter cuidado com o marketing negativo.

abril
27

Olá amigos.

Tenho recebido toda segunda-feira de um querido colaborador, textos publicados no Jornal Folha de São Paulo, do colunista Emílio Odebrecht. O que recebi hoje, me deixou contente porque ratifica exatamente o que venho dizendo já faz um bom tempo: os profissionais atuais devem assumir as rédeas de suas carreiras, se atualizar, tomar conta de seu desenvolvimento pessoal e profissional e não mais depender do que as empresas possam ou não oferecer.
Quem melhor do que você para cuidar de sua carreira? A partir do momento que você decida e faça o que quer, você é quem passa a direcionar os rumos de sua vida profissional. Faz parte de ser um bom profissional ter a visão certa de aonde se quer chegar, dos mercados mais promissores, do que é preciso saber ou não para ser cobiçado no mercado de trabalho.. e por aí vai. Como diz meu colega Odebrecht , é preciso que os novos profissionais aprendam a aprender e isso é um grande desafio porque para aprender é preciso se auto conhecer, se auto analisar e apontar-se as falhas e as dificuldades, o que nem sempre se consegue.
Muito importante é ter essa capacidade de auto análise. Inclusive menciono em meu livro que antes de qualquer coisa é preciso ter auto crítica em tudo o que fazemos, seja na hora de decidir o que vestir, até como vamos expor nossas idéias em uma reunião.. A auto crítica não nos permite cair no ridículo e tomar o caminho errado.
Pensem nisso. Assumam o comando de suas carreiras, aprendam a aprender e maximizem sua produtividade.
Abraços e até a próxima.

abril
3

Motivação e sucesso

Posted In: Motivação by Simone Castillo

Olá amigos.

Desculpem a demora em escrever. Estou com problemas de saúde na família e não tive tempo mesmo de escrever para vocês. Mas aqui estou e vamos falar em motivação… Tenho passado por momentos muito difíceis e tenho experimentado na pele tudo o que venho dizendo em meus artigos sobre motivação e sucesso.
Motivar-se é mesmo um exercício diário e tem tudo a ver com fazer o que se gosta. É muito mais fácil encontrar alegria e prazer quando fazemos o que gostamos. Eu sempre disse que o primeiro passo para a auto motivação é a reflexão sobre estar fazendo aquilo que se gostaria ou estar fazendo aquilo que se conseguiu ou foi imposto.
Toda pessoa de sucesso tem que tomar atitudes corajosas e pagar o preço por elas. Se você pensa diferente das pessoas que te cercam em determinados assuntos, se é criticado por isso mas no seu coração sabe que suas idéias estão enraizadas em você e acredita nelas, saiba que para ter sucesso é preciso pensar diferente. É preciso enxergar as coisas de outro jeito, é preciso fazer acontecer e não ter medo de assumir suas consequências.
Nem todos alcançam o sucesso profissional, aliás bem poucos. Tanto é assim que pessoas admiráveis são raras, mas todos que conseguem algo na vida, tiveram pensamentos audaciosos, contrários ou diversos da maioria das pessoas. Não se sinta mal por isso, apenas avalie se este é o seu momento. Não basta querer é preciso agir mas na hora certa, no momento certo, aproveitar a oportunidade certa senão você fica patinando e acaba não atingindo seus objetivos. Lembre-se : Foco - Coragem - Persistência - Visão = Sucesso.